A importância do uso diário do fio dental

A importância do uso diário do fio dental

Publicado por: hai Publicado: 05/07/2018 Tempo de leitura (Times Read): 283 Comentários: 0

Não tem desculpa: ele precisa ser usado pelo menos uma vez ao dia. A saúde do corpo começa pela boca e engana-se muito quem acredita que uma boa escovação seja suficiente para ter os dentes limpos. Doenças como gengivite e periodontite podem evoluir para doenças nos pulmões e até mesmo no coração. Confira abaixo a importância do uso do fio dental:

Limpeza profunda entre os dentes
A escova limpa com muita eficiência a superfície dos dentes, mas não é suficiente para garantir a limpeza entre eles. É o fio dental que vai limpar profundamente o espaço entre um dente e outro, removendo os restos de alimentos que ficam presos e se acumulam nessas frestas, podendo causar problemas de saúde bucal, como cáries e placas bacterianas.

Prevenção de gengivite e doença periodontal
O uso do fio dental é essencial para evitar a gengivite e outras doenças periodontais. Os restos de comida que se acumulam na gengiva, abaixo da parte visível do dente, viram alimento para bactérias que acabam causando inflamações que comprometem a saúde bucal.

Prevenção do mau hálito
A ação das bactérias sob os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes causa mau hálito. Por isso, o uso do fio dental é primordial para combater a halitose.

Remoção da placa bacteriana
A placa bacteriana é um acúmulo de bactérias e restos alimentares que se instalam sob os dentes. Quando não é adequadamente removida, a placa bacteriana endurece e forma o tártaro, deixando os dentes amarelados e mais propensos à cáries.

Contribui para uma melhor estética bucal
O uso do fio dental ajuda a manter uma melhor estética bucal. Ao fazer uma limpeza completa, retirando bactérias e restos alimentares, o fio dental ajuda a preservar o esmalte dos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes às manchas, amarelamento e quebras. E ainda os deixam mais brilhantes.

Evite doenças graves com dentes saudáveis 
A visita regular ao dentista melhora a condição da sua saúde bucal e corpo de forma geral. É importante ressaltar que muitos casos de derrame, infarto e outras doenças dessa natureza podem estar ligadas a problemas de higiene bucal e condição dos dentes. Portanto, encare a ida ao seu dentista como parte da manutenção da sua condição de vida.

Fio dental em crianças
As crianças não só podem como devem usar do fio dental, desde o aparecimento dos primeiros dentinhos. Além de estimular os cuidados desde cedo, o uso do fio dental evita o aparecimento de cáries e mantém a gengiva saudável. Porém, é importante que os pais estejam sempre por perto ensinando a correta limpeza e auxiliando para evitar acidentes. 

Comentários

Escrever Comentário