Ago 2, 2019 Limpeza e higiene no ambiente de trabalho Por Hai Morishita enBlogA rotina e a demanda de atividades no dia a dia muitas vezes fazem com que a gente se esqueça de uma realidade: gastamos muito do nosso tempo no ambiente de trabalho. Em muitos casos, temos mais contato com colegas da empresa do que com familiares e amigos. Portanto, é importantíssimo implementar a higiene e seus métodos em tais locais, transformando o ambiente de trabalho em um lugar agradável e limpo, que nos remeta a um clima agradável.Um ambiente de trabalho limpo, além de favorecer a saúde e as necessidades fisiológicas dos indivíduos, também beneficia o desenvolvimento, a conduta e a alta performance da empresa, visto que, ao trabalhar em um local que promove o bem-estar, os colaboradores se sentem motivados e exercem suas funções de forma eficaz. Além disso, a limpeza do espaço também previne acidentes e garante a manutenção dos equipamentos.A falta de limpeza no ambiente de trabalho pode gerar:– Proliferação de doenças; – Queda na qualidade de vida dos colaboradores; – Minimização da produtividade; – Deterioração dos equipamentos e materiais; – Queda na motivação; – Enfraquecimento da higiene pessoal dos profissionais; – Depreciação perante clientes e fornecedores; – Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores.Além das faxinas pesadas semanais e do trabalho contínuo do profissional de limpeza, pequenas ações diárias podem evitar estes problemas. Para isso, colaborador deve manter o seu setor limpo, ajudar na limpeza dos espaços comuns, evitar a sujeira e desorganização, preservar materiais e equipamentos, etc.Veja algumas outras medidas que ajudam na arrumação e limpeza no trabalho:– Manter as áreas comuns da empresa livres de itens como caixas, ferramentas e materiais desnecessários; – Estipular um local adequado para fazer a armazenagem destes itens; – Não comer na mesa de trabalho, evitando assim, a proliferação de germes e insetos; – Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho; – Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados.Os maiores benefícios de se manter o ambiente de trabalho sempre limpo:– Favorece a qualidade de vida e saúde do quadro de colaboradores; – Aproveita de forma eficaz o local de trabalho; – Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo; – Promove o relacionamento interpessoal entre os colaboradores; – Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados na organização; – Facilita a localização dos equipamentos e materiais; – Gera conscientização e disciplina; – Minimiza os acidentes de trabalho; – Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais; – Contribui com o meio ambiente; – Auxilia na otimização do tempo; – Promove a criatividade entre as equipes; – Maximiza a alta performance e entrega de resultados.Muitas vezes, a limpeza do ambiente de trabalho é um aspecto ignorado pelos colaboradores, mas se cada profissional tomar consciência da importância de tal ação e auxiliar na higiene e organização da empresa, resultados extraordinários serão alcançados.