Higienize as mãos e salve vidas, por Liliana Donatelli

Higienize as mãos e salve vidas, por Liliana Donatelli

Publicado por: Biovis Equipamentos Publicado: 08/05/2015 Tempo de leitura (Times Read): 1219 Comentários: 0

A importância de se lavar as mãos é conhecida de longa data. Há mais de 150 anos Semmelweiss, um médico do império austro-húngaro, implantou a higiene das mãos dos médicos e estudantes do hospital onde trabalhava e obteve uma drástica diminuição de mortes por febre puerperal.

A partir desse fato mais e mais estudos recomendam essa prática como fundamental para evitar a propagação de doenças infecciosas por contato ou infecções cruzadas, seja nos serviços de saúde, nos de interesse à saúde (cabeleireiros, estúdios de tatuagem e piercing, clínicas de estética e depilação), na preparação de alimentos no âmbito profissional (bares, restaurantes e ambulantes) ou doméstico.

Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos”, englobando a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.

A cada nova epidemia como a gripe H1N1, rotavirus a higiene das mãos é reiterada como ação fundamental e frequentemente são publicados manuais, recomendações e legislações de como realizar corretamente a higienização das mãos.

DEVEM HIGIENIZAR AS MÃOS:

QUEM? Todas as pessoas – profissionais da saúde, de interesse à saúde, manipuladores de alimentos, pacientes, clientes, em casa, no trabalho no restaurante.

COMO E COM O QUÊ?

Lavar com água e sabonete líquido, friccionando todas as áreas das mãos: dorso, palma, dedos, espaços interdigitais, unhas e punho, por no mínimo 40 segundos e secar com papel toalha livre de impurezas.

A higienização com Álcool Gel pode substituir a lavagem de mãos quando não estiverem visivelmente contaminadas.

A SAÚDE EM SUAS MÃOS

Liliana Junqueira de P. Donatelli
Consultora de Biossegurança em Saúde
Mestre em Saúde Coletiva – Bióloga-
lilianadonatelli@uol.com.br

Posts Relacionados

Comentários

Escrever Comentário